Unidos durante o
Outubro Rosa

Outubro Rosa e importância do
diagnóstico precoce do câncer de mama.

O Outubro Rosa é uma campanha mundial que acontece todo ano e que visa a conscientização das mulheres e da sociedade como um todo da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama (e, mais recentemente, do câncer de colo do útero também).

Todo ano, cerca de 2,1 milhões de mulheres recebem o diagnóstico de câncer de mama no mundo, cerca de 66 mil só no Brasil. A incidência desse diagnóstico ocorre normalmente com mulheres acima dos 40 anos, e aumenta em dez vezes com mulheres acima dos 60 anos.

Apesar de tratável, essa modalidade é a responsável pelo maior número de óbitos entre as mulheres que sofrem de câncer no Brasil e no mundo, daí a importância de uma conscientização que consiga abranger mulheres de todas as idades e classes sociais: quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

 

Evolução da tecnologia no combate ao câncer

Avanços científicos têm impactado o tratamento do câncer de mama nos últimos anos. Análises de assinatura genética permitem a escolha dos melhores tipos de quimioterapia de acordo com o tipo de tumor, e a evolução dos inibidores permite o adiamento da quimioterapia.

Hoje, alguns remédios podem ser tomados em casa, e a quimioterapia menos agressiva ataca somente as células cancerígenas, sem comprometer os órgãos e células saudáveis, o que diminui os efeitos colaterais de um procedimento que é conhecido por ser penoso para o paciente.

A radiologia também tem se beneficiado com o desenvolvimento de equipamentos mais sofisticados que detectam o câncer mais cedo, antes que eles e espalhe para outros órgãos.

No Brasil, porém, têm aumentado o número de casos de câncer de mama ano após ano. Daí a importância da detecção precoce. A NSX apoia integralmente a causa além de se posicionar ao lado de todas as pessoas que estão enfrentando esta batalha.

Faça a sua parte. Compartilhe.