Dicas de manutenção
equipamentos MAC

Separamos 5 dicas para deixar seu MacOS mais rápido
e funcionando de forma saudável.

A "guerra" entre IOS e Windows é de longa data. Porém é inegável que os adeptos aos equipamentos da Mac se mostram mais satisfeitos e fiéis a marca.

Existem alguns motivos para que isso aconteça. Macbooks, por exemplo, são campeões em usabilidade. Outro fator relevante é a segurança. Os MacOS são mais seguros do que PCs, sendo pouco comum a necessidade de adquirir proteção antivírus (imprescindível para usuários do Windows). Isso porque instalar um software não homologado pela comunidade Apple, exige superar desafios de segurança complexos.

Porém não quer dizer que os MacOS não precisem de manutenção, por isso separamos dicas importantes para deixar seu aparelho em dia:

  • Execute o Utilitário de Disco - O Utilitário de Disco está incluído em todos os Macs e pode ser encontrado nas pasta /Aplicativos/Utilitários. Fazer o uso dessa ferramenta uma vez por mês é um excelente procedimento, principalmente por que é possível Reparar Permissões do Disco, que age como "Primeiros Socorros".
  • Reparar Permissões do Disco - Outra excelente prática, mas serve como um reparo inicial, como dissemos anteriormente, essa função não é a solução de todos os problemas. Nossa dica é que execute esse procedimento periodicamente, principalmente depois de instalar ou desinstalar vários aplicativos no seu Mac.
  • Limpe a área de trabalho - Essa é uma dica muito interessante, ter aquela área de trabalho cheia de arquivos compromete o desempenho do seu MAC. Nos modelos mais recentes você sente menos, mas isso não quer dizer eu não aconteça. Isso acontece porque cada um dos arquivos presentes na área de trabalho consome memória RAM. Por isso organize seus arquivos fora do ambiente de trabalho e em pastas apropriadas. Ah e se você não tem paciência para organizar tudo direitinho, crie uma única pastinha e mova todos os arquivos pra lá, isso já ajuda muito.
  • Faça backups regularmente - Essa dica serve para todos os sistemas operacionais e é um hábito que deve ser rotineiro na vida de todo mundo que tem um computador. Além de garantir a segurança dos arquivos, caso haja algum imprevisto, fica fácil recuperar seus dados quando se tem um back-up feito regularmente. E só ter em seu computador os arquivos necessários melhora o desempenho do aparelho.
  • Mantenha o software do seu Mac atualizado - Uma prática importantíssima para MacOS é manter seu software atualizado. Em todas atualizações traz melhorias dos recursos dentre elas correções de bugs e segurança. No MAC fazer isso é tão fácil que não há desculpas para deixar desatualizado. Para atualizar seu Mac clique no menu Apple>sAtualização de Software.

 

Essas dicas que demos são boas práticas que auxiliam a vida útil do seu Mac e podem ser feitas por você periodicamente. Claro que não é solução de todos os problemas, mas auxilia (e muito) como medidas preventivas. Qualquer problema maior o recomendado é procurar um técnico especializado.

Pense no futuro. Pense NSX.