O que é acesso remoto?

E saiba como isso pode te ajudar em uma urgência.

Provavelmente você deve se lembrar de um momento em que você precisava urgentemente acessar um computador, mas não conseguiu porque você não o tinha com você. Muitos motivos para situações como essa acontecer, você pode estar no meio de uma viagem e precisar acessar arquivos ou aplicativos que estão no seu computador do trabalho, por exemplo.

Ou pior, você pode ter um problema em seu computador durante uma viagem de trabalho e o técnico não ter acesso a você. O que fazer nessa hora?

Momentos como esses podem ser estressantes e prejudicar sua produtividade no trabalho. Quando você está em uma situação como esta, a única coisa que quer é resolver seu problema.

Claro, você pode pensar que a alternativa mais simples e prática seria armazenar seus arquivos na nuvem, mas às vezes a nuvem não pode fazer tudo. E se justamente aquele arquivo que você precisa não estiver na Nuvem, como ter acesso a ele? E ser for um problema técnico a ser resolvido? A nuvem não te ajudaria nesse momento.

Felizmente, o acesso remoto torna isso possível, mas afinal o que é acesso remoto?

 

Acesso remoto, o que é?

Acesso remoto é a capacidade de acessar um computador ou dispositivo de qualquer local de forma remota, ou seja, distante.

Geralmente essa prática é feita através de um software de acesso remoto instalado em seu computador que permite que você acesse o aparelho de onde quer que você esteja. Uma vez conectado, você pode ter controle total sobre o dispositivo e pode então executar qualquer aplicativo ou abrir arquivos no computador. Inclusive para efetuar reparos.

Vamos voltar ao exemplo em que você estava em uma viagem à trabalho e teve algum problema em seu computador que somente o técnico consegue resolver. Com o acesso remoto, você pode simplesmente permitir o acesso do profissional para que o mesmo efetue o reparo de onde quer que ele esteja.

A pessoa que acessa o computador remotamente tem a visão como se estivesse mesmo no aparelho.

 

Mas afinal como funciona esse acesso?

A forma mais comum e frequente de utilizar o acesso remoto é por meio de uma rede privada virtual (VPN), que permite uma ligação segura e direta entre o aparelho e quem está fazendo o acesso. É como se o VPN criasse uma ponte super protegida na internet que garantisse o acesso seguro, sem interferências externas, e assim o usuário pode acessar tranquilamente seus documentos, e-mails corporativos e sistemas na nuvem.

Para criar uma VPN existem duas maneiras: por meio do protocolo SSL ou softwares. Por SSL é mais simples e só precisa de um navegador e um serviço de nuvem, porém sem a mesma segurança e velocidade dos softwares. Via software é mais comum, o programa utiliza um protocolo IPseg para fazer a ligação direta e por isso, a conexão tende a ser mais rápida e a segurança otimizada.

 

NSX descomplica pra você

Na NSX o atendimento é de alta disponibilidade, inclusive de forma remota se for preciso, tudo isso para garantir a tranquilidade do cliente. Por isso, você conta com o atendimento do suporte "non-stop" (24x7x365).

A NSX está sempre de olho, monitorando, analisando e oferecendo todo o suporte necessário para sua empresa, prontos para resolver qualquer dificuldade. A empresa possui um time incrível de especialistas em suporte de atendimento, que prestam serviços com agilidade e habilidades necessárias para que você não se preocupe com nada.

Pense no futuro. Pense NSX.