Cabeamento estruturado: entenda as vantagens

A tecnologia é uma grande aliada para adquirir
vantagem competitiva no mercado. 

Diante do cenário econômico atual as empresas, seja de pequeno ou grande porte, se veem cada vez mais pressionadas a se reinventarem para adquirir vantagem competitiva no mercado. Indiscutivelmente a tecnologia é uma grande aliada nessa hora.

Ter uma rede segura, estruturada, privada e íntegra são algumas dicas da NSX, para saber mais sobre infraestrutura clique aqui e confira nossa matéria no blog sobre o tema.

Através de uma ótima rede corporativa os dados são compartilhados e transmitidos de forma rápida e segura, facilitando o trabalho dos colaboradores ao acesso à informação e agilizando os processos da organização.

Com o aumento do porte das redes, o crescimento da capacidade de processamento e a introdução dos métodos de acesso com maior velocidade, surgiu a necessidade de utilizar cabeamentos confiáveis e gerenciáveis.

 

O que é cabeamento estruturado

O conceito de cabeamento estruturado surgiu em 1980, época em que empresas de computação e telecomunicação começaram a investir em seus próprios sistemas de transmissão para suprir a procura por serviços.

Trata-se da padronização de toda a rede da empresa com o mesmo tipo de cabo e conectores. Serve(resumidamente) para instalar de forma simples equipamentos como servidores, desktops, switches, roteadores, pabx, ramais, câmeras de segurança, entre outros; e assim permite transmitir sinais de dados, além de melhorar a performance da rede e reduzir custos de manutenção e possíveis expansões.

Com a evolução da tecnologia o cabeamento estruturado também evoluiu. Surgiram novos equipamentos que precisavam de redes que suportassem a demanda. Por diversas particularidades que tornam a infraestrutura confiável e sua implantação é feita seguindo normas técnicas regulamentada pela Associação Brasileira de Normas técnicas (ABNT).

 

A importância do cabeamento estruturado de redes

Frequentemente empresas fazem sua ampliação e interligação dos equipamentos de forma improvisada e sem nenhum planejamento ou análise das necessidades técnicas.

Resultado disso? Sofrem com a lentidão na rede de computadores, inatividade da rede, telefones com falhas constantes, entre outros problemas, e isso representa uma parcela muito grande nos problemas com necessidade de intervenções técnicas.

Um cabeamento estruturado demanda planejamento e expertise, deve-se fazer um projeto que assegure à empresa e seus usuários os requisitos necessários para uma performance ágil, segura e confiável na transmissão de dados, e claro sempre de acordo da necessidade.

Para mantê-los organizados, é necessária a utilização de racks, que garantem a performance e a segurança da rede. Essas estruturas permitem o mapeamento de cabos dos pontos de usuário, que são enumerados e instalados em suas portas correspondentes, facilitando assim os processos de manutenção corretiva.

Clique AQUI e confira como a NSX pode ajudar você.

 

Pense no futuro. Pense NSX.