Body Shop

O alto investimento em tecnologia faz do segmento, um dos que mais evoluem diariamente.

O alto investimento em tecnologia faz do segmento, um dos que mais evoluem diariamente. Os avanços da área de Tecnologia e Informação (TI) fazem com que os profissionais tenham que se atualizar com muita frequência para que se mantenham capacitados em exercer suas funções da melhor maneira possível. Diante desse fato, as empresas precisam formar equipes de TI com profissionais altamente qualificados e atualizados. No entanto, isso tem um elevado custo, o que a maioria das empresas não está (disposta) ou não tem condições de investir.

Assim, nasce a prática do Body Shop. Resumidamente, consiste na alocação de profissionais em clientes para executar tarefas específicas no departamento de TI. Ou seja, se a empresa tem um projeto específico na área e precisa de um perfil de profissional determinado, ela busca em um Body shop talentos especializados e contrata por um período. Muitas empresas já enxergam nesse método uma maneira de levar conhecimento e novidades deste mercado sem precisar gastar muito.

As vantagens do Body Shop, entretanto, vão muito além de uma prática de enxugar despesas. Pode ser considerado uma estratégia para implementar uma nova solução de TI, pois, ao mesmo tempo, em que este profissional temporário implementa o novo projeto ele também treina outros profissionais da empresa para dar continuidade e suporte a longo prazo.

 

Qual a diferença entre Body Shop e terceirização?

Por mais que sejam parecidos, os serviços terceirização e Body Shop apresentam certas diferenças.

No processo de terceirização você delega atividades a uma empresa especializada. Você contrata uma empresa que irá entregar para você um produto final (seja ele um projeto, um serviço ou até mesmo a gerenciamento de uma área). Com a terceirização o contratante não precisa se preocupar com a execução, ele apenas acompanhará o processo a partir de relatórios ou reuniões de prestação de contas.

No processo do body shop é totalmente diferente. Você busca um profissional que irá compor sua equipe por um período pré-estabelecido. O contratante apresenta para a empresa quais suas necessidades e esta lhe oferece o profissional mais capacitado para exercer a função. Entre os profissionais, podemos citar programadores, arquiteto de sistemas, consultores funcionais, gerentes de projetos ou analistas telecom. Aqui nesta prática, a gestão, treinamento e orientações de trabalho destes profissionais são de responsabilidade total de quem está contratando.

O importante aqui é ressaltar que não existe solução melhor ou pior, o que existe são necessidades distintas em cada empresa. Tem lugar que a solução mais adequada é a terceirização e pra outras companhias a melhor alternativa é o Body Shop.

 

Vantagens de Body Shop

Ao optar pela solução Body Shop, os clientes ganham tempo e dinheiro de diversas formas.

  • Elimina o passo de recrutamento de profissionais: sabendo que a contratação de um profissional demanda tempo e (muitos) encargos trabalhistas em regime CLT, contar com a solução body shop ajuda a diminuir a sobrecarga no departamento de recursos humanos da empresa;
  • Excelente alternativa para projetos e necessidades pontuais: muitas vezes a demanda é específica para aquele projeto que tem começo, meio e fim determinados;
  • Acesso a técnicos especializados em determinadas funções: sem os custos e o tempo de treinamentos. Aqui o profissional já chega jogando.
  • Mais foco nos negócios: sem burocracia e com a qualidade do Body shop sobra tempo para os gestores focarem no que realmente importa.

Independente da solução, a NSX pode ser uma solução. Isso porque nós oferecemos tanto serviços de terceirização, quanto de body shop de TI.

Trabalhamos através de uma rede que possui técnicos especialistas em TI, que podem aumentar a performance da sua empresa.Pense no futuro.

Pense no futuro. Pense NSX.