Métodos ágeis

O mercado de TI tem passado por uma grande expansão nos últimos anos.

O mercado de TI tem passado por uma grande expansão nos últimos anos. Impulsionado pelo infinito de possibilidades trazidos por conceitos como Big Data, Internet das Coisas, mobilidade e Cloud Computing, o setor de tecnologia da informação se reinventa a cada dia. E quem almeja sucesso na carreira de TI não pode nem pensar em se acomodar. Afinal, há um novo mundo todos os dias diante de nós.

Os métodos ágeis surgiram assim, de um debate de líderes da comunidade de extreme programming, que se reuniram para discutir as práticas do XP e aprimorar suas performances. Durante essa reunião também foi debatido a relação entre o XP e os até então chamados Método Leves.

Esses tais de Métodos Leves eram os que hoje conhecemos como SCRUM, ITIL, Cobit, DSDM, Adaptive Software Development, Crystal, Feature-Driven Development, Pragmatic Programming entre outros.

O grupo fundador criou um manifesto, já que se encontrava imerso no mundo de softwares e, a partir de suas experiências, eles trouxeram valores para proporcionar maneiras melhores de desenvolver softwares.Interessante, não?!

 

Profissionais NSX

Para atingir o objetivo da empresa a NSX acreditou e investiu em talentos. Sim! Contar com colaboradores habilidosos para transformar a matéria-prima em uma obra de arte; transformar o jeito como veem o mundo e os negócios. Por isso, a NSX tem um time de profissionais especializados em diversas áreas de atuação no segmento, que vestem a camisa e jogam juntos.

A NSX foi criada com a missão de transformar e simplificar o modo como o mercado de Tecnologia da Informação se relaciona e atua com os seus clientes. O propósito é oferecer soluções para os diferentes problemas que atrapalham o negócio das pequenas, médias e grandes corporações, sempre priorizando o melhor cenário em custo-benefício.

Contamos com vários profissionais especializados e muito certificados em métodos ágeis e qualificados na implementação de dinâmicas que só beneficiam a operação.

 

Os 12 princípios dos métodos ágeis

Na gestão de TI, isso não poderia ser diferente. Nesta área, para que os projetos consigam obter os resultados esperados, é fundamental que eles contem com eficiência, segurança, qualidade e celeridade. Pois é exatamente aí que as Metodologias Ágeis passam a ser ferramentas quase que imprescindíveis para o sucesso de qualquer gestão.

Também conhecidos como princípios do agile ou princípios do manifesto ágil, eles foram criados em 2001, com a colaboração de 17 profissionais checar e verificar esta informação.

O objetivo deles era tornar os conceitos dos métodos ágeis mais claros para serem adotados em projetos. Esses princípios são:

  1. Satisfação: Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de software de valor;
  2. Adaptação: Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas;
  3. Eficiência: Entregar software funcionando com frequência, na escala de semanas até meses, com preferência aos períodos mais curtos;
  4. Coletividade: Pessoas relacionadas à negócios e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e diariamente, durante todo o curso do projeto;
  5. Motivação: Construir projetos ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles o ambiente e suporte necessário, e confiar que farão seu trabalho;
  6. Presença: O Método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para, e por dentro de um time de desenvolvimento, é através de uma conversa cara a cara;
  7. Funcionalidade: Software funcional é a medida primária de progresso;
  8. Constância: Processos ágeis promovem um ambiente sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários, devem ser capazes de manter indefinidamente, passos constantes;
  9. Qualidade: Contínua atenção à excelência técnica e bom design, aumenta a agilidade;
  10. Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não precisou ser feito;
  11. Design: As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto-organizáveis;
  12. Feedback: Em intervalos regulares, o time reflete em como ficar mais efetivo, então, se ajustam e otimizam seu comportamento de acordo

 

Métodos ágeis

Entre os aspectos mais evidentes das metodologias ágeis, podem ser citados:

  • Softwares rápidos e executáveis;
  • Integrações entre pessoas;
  • Resposta rápida para imprevistos e mudanças;
  • Colaboração do cliente.

 

Porém nem sempre foi assim, até 2001,um dos formatos mais utilizados à época, conhecido por "cascata", as pessoas desenvolvedoras precisavam especificar e documentar todo o sistema para só depois fazer a implementação.

Com os métodos ágeis não, geralmente, trabalham com ciclos ou iterações curtas, onde ao final de cada um tem-se um produto entregável. Como o próprio nome diz, proporcionam mudanças mais rápidas e, portanto, se adaptam ao contexto atual marcado pela tecnologia, pelo dinamismo e pela competitividade.

Com a metodologia ágil as alterações podem ser feitas ao longo do projeto, e não somente ao final com a entrega do software como no método "cascata". Dessa forma, com feedbacks contínuos, comunicação consistente e envolvimento entre times pequenos, mas altamente especializados, também é evitado o retrabalho.

 

Quais são as vantagens de utilizar metodologias ágeis para a gestão de TI?

Há muitas vantagens de se usar as Metodologias Ágeis para a gestão de TI. As quatro principais são as listadas a seguir:

1. Mais independência e produtividade para a equipe
Estruturas ultrapassadas inibem o pensamento criativo e impactam negativamente na produtividade de uma equipe de TI.

2. Melhorias na comunicação
Essas metodologias visam manter um bom relacionamento com os desenvolvedores e clientes.

3. Melhor definição do objetivo
Com uma maior integração, colaboração do cliente, feedback e softwares, torna-se possível ter uma melhor definição do objetivo, visto que todas as questões principais de uma gestão de TI passam a ser mais claras.

4. Melhor atendimento ao cliente
O atendimento será melhor, porque a busca pela satisfação do consumidor estará em primeiro lugar.

Dentre as metodologias ágeis as mais comuns são:

  • Scrum - a metodologia Scrum propõe que um projeto seja dividido em diversos (pequenos) ciclos de atividades, com reuniões frequentes para que a equipe possa alinhar o que vem fazendo e pensar formas de melhorar o processo com agilidade. Essa metodologia propõe que o projeto seja acompanhado sempre bem de perto e passe por mudanças de planejamento o tempo todo, de forma livre e pouco engessada.
  • Cobit - Cobit é uma ferramenta que auxilia na auditoria de processos, práticas e controles de TI na companhia. Ou seja, é como um guia para a gestão dessa área. Assim, se concentra na definição, implementação, fiscalização, medição e melhoria dos controles de processos do ciclo de vida de TI. O Cobit ajuda na priorização e organização das atividades do setor de TI para atender aos requisitos da corporação.
  • ITIL - O ITIL é uma biblioteca que existe desde a década de 80, sendo criado como um guia de recomendações para auxiliar empresas de telecomunicações e informática. Ele teve um impacto positivo tão grande que é utilizado até hoje com atualizações. É conhecido como um conjunto que reúne as melhores práticas para operações de gestão de serviços de TI. São pontos como service desk, capacidade, nível de serviço, incidentes, entre outros. O enfoque principal é o alinhamento do departamento de tecnologia com as estratégias de negócio da empresa, mirando no cliente e na qualidade dos serviços. É um material muito extenso, por isso, é conhecido como uma biblioteca, dividido em cerca de sete volumes. O ITIL descreve a gestão de serviços em detalhes.

O importante é sempre ter na equipe profissionais especializados que investem no seu desenvolvimento e que tem know-how para conduzir os projetos.

Muitas vezes o investimento da empresa pode não comportar uma área de TI com profissionais desse porte e é por isso que a terceirização vem crescendo nessa área.

A área de TI é uma das mais vantajosas para terceirizar, afinal a área de tecnologia da informação evolui em uma velocidade exponencial ao longo dos anos.

Existem muitas vantagens em terceirizar áreas da sua empresa, confira nossa matéria sobre: https://www.nsxbr.com/blog/2020/04/22/terceirizacao-de-ti-gestao-eficaz/

Pense no futuro. Pense NSX.